PS alerta para má gestão do Governo Regional que custa caro aos Açorianos

PS Açores - Há 5 horas

A Vice-presidente do PS Açores, Cristina Calisto, criticou, esta sexta-feira, a atuação do Governo Regional, apontando a degradação das contas públicas, os atrasos no apoio às empresas e às famílias e a falta de respostas em áreas fundamentais como a agricultura e as pescas.

“Temos as contas públicas regionais em degradação, com um buraco orçamental que cresce continuamente, com a execução do Plano de Recuperação e Resiliência marcada por falta de transparência e em risco de devolução de fundos. Se a Região não for capaz de executar esses projetos no tempo certo, quem paga essa má gestão serão os açorianos”, afirmou.

A dirigente socialista lembrou que “a dívida a fornecedores aumentou 300 milhões de euros em apenas cinco anos”, denunciando ainda que “os apoios às empresas continuam atrasados, as candidaturas aos sistemas de incentivos permanecem sem resposta, centenas de doentes aguardam o reembolso das suas deslocações para tratamento e até instituições sociais, clubes desportivos e agentes culturais estão sem resposta”.

Na sua intervenção, durante a apresentação da candidatura da Inês Sá à Câmara Municipal da Horta, Cristina Calisto referiu também a agricultura e as pescas como setores onde “as promessas são muitas, mas efetivamente o que é feito é muito pouco”, lembrando que “os caminhos agrícolas pioraram” e que, nas pescas, “o cenário é exatamente igual”.

Lamentando que em relação ao Faial, os últimos quatro anos tenham passado despercebidos, Cristina Calisto salientou que “numa ilha com a Frente-mar e as potencialidades que apresenta, não vimos nada acontecer de novo”.

Para a socialista, é tempo de virar a página com a candidatura de Inês à Câmara Municipal da Horta. “A Inês promete fazer diferente, mas também fazer melhor. Dá-nos a garantia que arregaça as mangas e parte para a luta, porque não se acomoda e não aceita o marasmo que se assiste nesta terra. Vai fazer esse trabalho com clareza, com coragem, com compromisso e acompanhada de uma equipa capaz, com pessoas que sabem olhar para a frente, para o futuro, da forma que precisamos e da forma que merecemos”, finalizou a socialista, Cristina Calisto.